20 de out. de 2014

| |
    De que adianta dar mil receitas capilares se não começar com os primeiros passos de cuidados capilares?    
    Usando um pouco da filosofia, o senso comum nos faz fazer coisas sem saber o por quê de estarmos fazendo mas simplesmente estamos reproduzindo. E é exatamente isso que ocorre com alguns costumes capilares, como lavar o cabelo incorretamente. Nossas avós passaram pra nossas mães, nossas mães passaram pra nós e, antes que passemos para os nossos filhos a maneira incorreta, vamos aprender o jeito certo de lavar os cabelos. 
    Para que serve o shampoo e o condicionador?
    Resumindo tudo: O shampoo serve para limpar os resíduos que não são próprios do cabelo e para abrir as cutículas capilares. E o condicionador serve para hidratar os fios e fechar as cutículas por um tempo. Digamos que os fios do cabelo sejam cada um uma parede com muitas portas com cômodos sujos e com resíduos que não são para estar ali; o shampoo abre essas portas e retira esses resíduos, e o condicionador hidrata o cômodo e sela essas portas por um certo tempo. É um exemplo meio idiota mas faz entender melhor como funciona esse processo.
    Como usar de maneira correta cada um desses elementos?
    O shampoo é para ser usado unicamente na raiz, para limpar os resíduos que não são próprios dali, como a poeira. Coloque na palma da mão a quantidade de shampoo equivalente a uma moeda de um real, NADA mais que isso; esfregue apenas na raiz com a ponta dos dedos (esqueça as unhas, pois elas machucam o couro cabeludo) e enxague - a quantidade de shampoo que escorre pelo comprimento com a água já é o suficiente para abrir as cutículas. Já o condicionador é para ser usado unicamente no comprimento, pois a nossa raiz já tem uma oleosidade e hidratação própria e justamente por isso, quando passamos condicionador na raiz o cabelo fica com aspecto de sujo e com os fios pesados. Excesso de amor e felicidade pode até fazer mal, mas quando se trata de cabelo, o excesso é sempre o pior. Portanto, deixe a sua raiz se "auto-hidratar". A quantidade de condicionador é a mesma do shampoo ou um pouco menor e se aplica somente no comprimento capilar penteando as mechas com os dedos. 
    Como secar os cabelos de maneira correta?
    Com a toalha: NUNCA esfregue a toalha no cabelo, isso danifica e quebra os fios! Vá amassando a toalha mecha por mecha. Sei que é mais complicado, mas geralmente as coisas corretas são assim mesmo. 
    Com o secador: Mantenha o secador por pelo menos um palmo de distância da cabeça. Demora mais, dói o braço mas torno a repetir que é o correto. Dica extra de secador: Para combater o frizz - aqueles cabelinhos rebeldes que ficam pra cima - seque o cabelo normalmente no vento quente a um palmo de distância, e quando o cabelo estiver úmido, ajuste para o vento frio e termine de secar o cabelo com o secador bem perto dos fios. Se o seu secador não tem ajuste, vale ligar o ventilador.

    Espero ter ajudado. Comentem aqui embaixo, compartilhem o blog com os amigos, leiam as dicas e mandem as suas sugestões. Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário