23 de out. de 2014

Umectação

| |

Não postei ontem porque foi aniversário da minha sobrinha e quem arrumou toda a surpresa foi eu; também não ia postar hoje porque tô numa crise de enxaqueca muito forte, mas vamos lá... Hoje eu vim falar sobre algo que prometi no último post: umectação.
    O que é?
    É o mesmo que umedecer o cabelo, nesse caso umedecer os fios com óleos (repetindo, é importante que sejam 100% vegetais). Por usar óleos que nutrem o cabelo, a umectação entra na fase de nutrição do cronograma capilar.
   Benefícios:
    Combate os fios ressecados e o frizz, deixa o cabelo sedoso, brilhoso e com elasticidade (elasticidade capilar e cabelo elástico são coisas completamente diferentes, para quem não sabe).
    Óleos que podem ser usados:


  • Óleo de coco - Rico em vitamina E e ácidos graxos;
  • Óleo de abacate - Rico em proteína, vitamina E, ferro, cobre, vitaminas B6 e A, ácido fólico D e aminoácidos;
  • Óleo de argan - Rico em ácidos graxos oléicos e linoléicos e vitamina E;
  • Óleo de semente de uva - Rico em ômega 3, vitamina E, antioxidante, clorofila e vitaminas A, B e C;
  • Óleo de rícino - Rico em ácido ricinoleico;
  • Azeite de oliva EXTRA VIRGEM - Antioxidante e rico em vitaminas A, D, K e E.
Bom, eu não saberia explicar para que serve tal vitamina e etc, mas tudo que eu escrevo aqui é muito pesquisado e anotado, e se está aqui é porque eu sei que faz bem ao cabelo; posso saber pouco de teoria, mas aprendi muito com a prática.
     Modo de usar:
    Antes da lavagem aplique o óleo no cabelo, deixe agir de 40 min a 1h, e lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador. Na maioria das embalagens dos óleos (pelo menos dos que eu usei) vem escrito isso ou mais ou menos isso, siga os passos e seja feliz.

      Umectação noturna!

    Passar o óleo nos cabelos antes de dormir (geralmente uso o azeite... Gente umectação notura com azeite é só amor, façam!!!) e lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador pela manhã.
      UCPE - Umectar, condicionar, pausar, enxaguar:
    É uma forma de retirar o óleo do cabelo sem precisar que o tratamento seja levado pelo shampoo e sem deixar com que o cabelo fique com aspecto de sujo e oleoso em excesso. Você vai precisar de um condicionador sem silicones e petrolatos (saiba como identificar esses componentes clicando aqui), pode ser o yamasterol amarelo de babosa e D-panthenol. Após ter umectado o cabelo, separe o cabelo em mechas e condicione com o yamasterol ou o creme que preferir em bastante quantidade (bastante mesmo, sem medo), deixe agir por 20 minutos e enxágue. Está pronto o sorvetinho hahahah.
    Observações:
    Pelo menos 95% das pessoas que estão lendo esse post estão se perguntando "e o cheiro?"
    Alguns óleos, como o de coco e o de semente de uva, deixam um cheiro maravilhoso no cabelo, mesmo que fraco. Algumas pessoas são sensíveis demais a cheiro, se irritam com o cheiro do azeite ou acham que o cheiro vai ficar grudado mesmo depois de lavar. Se você exagerou na quantidade de azeite, usou alguma marca de cheiro forte ou faz parte do time sensível, pega o bloquinho e anota essa dica: Quando for lavar o cabelo pela manhã, use o shampoo sem enxaguar, enxague e lave normalmente com shampoo - sim, mais uma vez - e condicionador. 
    Pelo amor dos milagres capilares, NÃO use touca térmica e nem secador, durma com uma toalha enrolada no travesseiro ou uma touca de plástico. Não se esqueçam que calor em excesso resseca os fios, e juntamente com óleo pode "torrar" o cabelo.
    Espero ter ajudado. Comentem, compartilhem o blog com os amigos e fiquem ligados nos próximos assuntos. Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário