28 de out. de 2015

5 dicas pra recuperar pontas danificadas

| |
    Oi, genteee! Hoje eu vim falar de um assunto que assusta muita gente: pontas danificadas. Sejam duplas, porosas, elásticas... Existem pessoas que não tem pena alguma do cabelo, como eu, e existem aquelas que só de pensar em tesoura já sentem arrepios. E se você tem medo de tesoura ou se simplesmente não tá afim de cortar o cabelo mas tá com as pontas danificadas, continua lendo que a dica de hoje é pra você!
    Antes de qualquer coisa, vamos avaliar o dano. Vale a pena gastar com produtos com um cabelo extremamente danificado? Algumas pessoas têm terror de tesoura, mas não vale mais à pena cortar aquelas pontinhas e estimular o crescimento do cabelo? (clique aqui e aqui para ler sobre isso) Mas se mesmo assim você prefere recuperar, lá vai...

  •     Você segue um Cronograma Capilar? Se não, a primeira dica é essa. Começa um cronograma pra onteeeeem. Pra pontas duplas siga o cronograma normal (aqui), para pontas porosas coloque mais nutrição, e para pontas elásticas siga esse cronograma aqui
  •      A segunda dica é usar um bom reparador de pontas ou algum óleo após o leave-in ou creme de pentear com o cabelo úmido ou já seco - eu prefiro seco e uso o pinga da Lola Cosmetics, que em breve será resenhado aqui no blog. 
  •     A terceira dica é fazer um enxague com vinagre que eu já expliquei aqui, porque provavelmente as cutículas das pontas do seu cabelo estão abertas e precisamos fechá-las, e o vinagre faz isso melhor do que ninguém. 
  • A quarta dica é fazer uma cauterização  (cicatrização) dessas pontas danificadas, seja a caseira ou a de perfumaria que já vem com todos os passos. Tenho um post recente aqui do blog que ensina a fazer uma cauterização caseira - no mínimo você vai precisar de uma queratina pura - e se você quiser ler é só clicar aqui.
  • A quinta e última dica é o corte bordado. Calma, você vai usar tesoura mas esse corte não vai retirar o comprimento do seu cabelo, ele só vai tirar as pontas duplas e danificadas e, de quebra, o frizz. A técnica é muito antiga e recentemente está sendo muito procurada. Você pode fazer em casa com muito cuidado ou procurar um profissional. Você só vai precisar de uma tesoura fina e bem afiada. Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, sugiro que escove antes de fazer. Com os cabelos secos, separe ao meio em duas partes e comece da nuca pro topo da cabeça. Pegue uma mecha fina, coloque entre os dedos como na foto abaixo ou enrole toda a mecha e vá cortando todos os cabelinhos que vão ficando para o alto. Eu gosto de cortar 1 dedinho das pontinhas no final, mas se você quiser não é necessário. É preciso paciência e MUITO cuidado pra acabar não cortando a mecha pela metade. 
(foto retirada do google)
     Então é isso gente bonita, espero que possa ter ajudado. Tenham  zelo, cuidem de seus cabelos, não deixem de fazer o cronograma capilar, evitem lavar o cabelo com água quente e usar muito secador e chapinha, e tenham muita paciência. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida vocês já sabem que podem deixar aí nos comentários que eu respondo tudo. E não deixem de curtir a página do blog lá no facebook pra ficar por dentro das novidades. Beijinhos e até o próximo post!

11 comentários:

  1. Eu não fazia ideia que existia isso de cronograma capilar, sabia? Ah e ja vi por ai também tipo uma maquininha que passa no cabelo que tira só as pontas quebradas e duplas do cabelo, vi em algum salão, achei muito legal.

    Um cheiro!
    www.vinteetantos.com

    ResponderExcluir
  2. O cronograma capilar é muito necessário, sabia? Sugiro que dê uma olhadinha no post que é bem interessante. Eu já vi essa maquininha também, mas ela é beeeem cara e difícil de achar...
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaa amei essas dicas eu já estou fazendo o cronograma, agora vou seguir as outras dicas, adoreii o blog! beijoos.
    Espero sua visitinha.
    http://carolinapaivaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu não sabia sobre cronograma capilar, vou começar pra ontem, porque utilizo quimica, e tambem to com ponta dupla.
    eu vi que você tem cabelo curto, surgiu uma duvida, eu tambem tenho e ele ta sem corte sabe, eu mesmo tiro as pontas e tals, mas quando eu for no cabeleiro tenho medo de tirar demais e ficar com volume, você tem dicas para cortes não muito curtos mas que não fique com volume, porque tenho muito cabelo.
    obrigada desde já pelas dicas.

    escrevendodepijama.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cronograma capilar é v-i-d-a <3 Olha, sinceramente eu não sei porque não tenho tanto volume, mas eu acredito que cortes beeeem batidinhos ajudem com isso, talvez uma nuca batida com franjão... Acho que aqueles cortes que são cortados pra frente e também ficam pra frente, direção do rosto, podem te ajudar também.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. O enxague de vinagre eu nunca tinha ouvido falar, vou tentar fazer em casa. Queria poder fazer o cronograma capilar, mas não entendo nada e nem sei por onde começar hahaha Vou seguir o link que você deixou e ver se entendo como fazer, pq olha, aqui tá terrível o hair.

    Um beeeeeijo
    www.lurossi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o link te ajude, a cada post aqui do blog eu sempre cito o cronograma porque ajuda muito e todo mundo que tem cabelo deveria fazer! E não é muito difícil, com o tempo você pega as manhas. Obrigada pela visita, beijo! <3

      Excluir
  6. Que ótimas dicas, meu cabelo tem as pontas bem danificadas devido a descoloração que fiz, vou seguir suas dicas!
    Te espero em : www.alicesantana.com.br

    ResponderExcluir
  7. Cara esse post me ajudou muito, já estva quase desistindo do meu cabelo!

    ResponderExcluir